topo.jpg

Eixos temáticos

TEMA GERAL: Gestão em bibliotecas universitárias: diversidades, integração e perspectivas

Eixos temáticos

1) A biblioteca universitária na ótica da reestruturação do ensino superior e tecnológico no Brasil: políticas governamentais de reestruturação do ensino superior e tecnológico no Brasil.
A situação das bibliotecas de nível superior das Instituições Federais de Ensino Superior e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dentro das perspectivas de reestruturação do ensino superior no Brasil. Mudanças de perfis de usuários e a proposição de novos serviços e produtos de informação com vista ao atendimento da nova demanda criada. Ação cultural na biblioteca universitária dentro de novas perspectivas. Políticas de capacitação de servidores para atendimento de novas demandas.

2) Estabelecimento de normas e padrões para bibliotecas universitárias objetivando a integração: discussões sobre o estado-da-arte em normas e padrões para bibliotecas universitárias no Brasil.
Estudos de casos sobre a implantação de normas e padrões para bibliotecas universitárias. Integração a partir do estabelecimento de normas e padrões. Normas e Padrões diferenciados para os diversos setores da Biblioteca.

3) O repensar das práticas da biblioteca universitária diante dos desafios do ensino à distância (EAD) e o ensino presencial: análise das práticas da biblioteca universitária para o EAD.
A biblioteca universitária atendendo o usuário de nível superior presencialmente e os demais níveis de formação à distância. Políticas governamentais para bibliotecas do ensino à distância. Políticas de acessibilidade em bibliotecas do ensino à distância integradas a universidades.

4) O bibliotecário e a universidade: reflexões sobre a produção, organização e disseminação do conhecimento científico: a preservação do conhecimento e os arquivos digitais.
As redes e virtualidades da pesquisa acadêmica. O bibliotecário na organização de políticas de informação.