topo.jpg

Apresentação

A proposta do tema da 1ª edição do Encontro de Bibliotecas Universitárias do Centro-Oeste Brasileiro (Ebuco) é trabalhar os aspectos da Diversidades, integração e perspectivas. Pretende-se remeter às seguintes reflexões: como essa diversidade é construída no Centro-Oeste? Temos conhecimento dessa diversidade, seus aspectos positivos e negativos? Como reagimos e desenvolvemos frente às demandas e mudanças ocorridas no ensino superior, oriundas do aumento da produção do conhecimento, expansão das universidades, da formação profissional, das novas tecnologias de acesso à informação e nas políticas públicas de acesso ao ensino superior?

Oferecemos a capital goiana e a Universidade Federal de Goiás (UFG) ara sediar o encontro, o auditório da Biblioteca Central dao Sistema de Bibliotecas como espaço oficial do evento e sugerimos a data entre 21 e 23 de abril de 2010.

Goiânia está situada no coração do Brasil, fica próxima à Capital Federal e praticamente equi-distante de todos os outros estados brasileiros. É fácil chegar à Goiânia e mais fácil ainda apaixonar-se por ela. Nove meses de sol por ano, centenas de praças floridas, ruas arborizadas, limpas e bem iluminadas, com um dos melhores sistemas de transporte coletivo do país e uma gente bonita e acolhedora fazem o visitante se sentir em casa.

O propósito é transformar a capital goiana em um ponto de convergência dos profissionais da informação do Centro-Oeste brasileiro interessados em refletir o contexto das bibliotecas universitárias da região, tendo em vista a integração, diversidade e as perspectivas para o trabalho de socialização do conhecimento no ambiente acadêmico.

Objetivos do evento

- Refletir sobre o contexto das bibliotecas universitárias do Centro-Oeste Brasileiro, tendo em vista a integração, diversidade e as perspectivas para o trabalho de socialização do conhecimento no ambiente acadêmico;

- Congregar bibliotecários que trabalhem em Bibliotecas Universitárias do Centro Oeste Brasileiro;

- Fortalecer o trabalho das bibliotecas universitárias;

- Facilitar a socialização do conhecimento, práticas e novidades;

- Promover a discussão de temas atuais pertinentes à área;

- Promover propostas que possibilitem a integração das bibliotecas universitárias do Centro-Oeste.